sábado, 25 de agosto de 2012

A primeira semana de aula

Após a formação de meu horário, bastava esperar para o primeiro dia de aula. Minha primeira matéria foi "Toxicologia de los alimentos" às 07:00 da manhã. Me sinto em São Paulo quiçá no Rio Grande do Sul toda vez que acordo; aqui é muito frio e também muito escuro. Como estrangeiro que sou, não poderia deixar de ir com a camisa que recebemos de presente.


A questão é que ninguém fora pra Faculdade com a tal camisa. Pensei comigo mesmo: "É melhor ir com a camisa no primeiro dia, pois vai que seja uma vestimenta obrigatória e eu fique sobrando..." Mas aconteceu o contrário, apenas eu estava de uniforme e no meio de um estilo um tanto "estadunidense" me senti a parte do mesmo jeito...

O professor com quem tenho aula no início da manhã é bem tranquilo. Ok, tranquilo até demais. Imagina só você acordar às 05:30 da manhã numa tremenda escuridão e chegar em sua sala de aula com um professor que apenas dialoga com a turma sem ao menos sair de sua cadeira! Vejamos pelo lado positivo: ele fala compassadamente o que faz com eu eu compreenda tudo o que diz; tem um humor sério e volta e meia tira brincadeiras com a turma; questiona sobre aquilo que achamos corretos ou não.

Minha segunda matéria, "Evaluación del estado Nutricio" foi bem melhor. O professor é bem interativo, a sala é iluminada - pois já estamos às 09:00 da manhã - e a turma é um pouco mais hospitaleira. Fiquei encantado com a metodologia desse professor e dessa vez não precisei me esforçar para manter os olhos abertos.

Tudo correu bem até então. Ao chegar em casa, entretanto, fui descansar um pouco e, ao acordar, não estava me sentindo muito bem. Das duas uma: Ou foi a frieza da manhã que é um veneno para minha alergia, ou foi o psicológico preocupado pela intensidade das matérias. Só em pensar que já tinha trabalhos e exposições na primeira semana de aula já me deu nos nervos. 


Chegamos em "Salud Pública I". Tive que trocar o horário dessa matéria. A professora definitivamente é o cão. No primeiro dia de aula, passou trabalhos para as próximas duas aulas e já queria formação de grupos.  Mas esse problema já está resolvido. A troquei por um Maestro super gente fina, que por sinal viveu algum tempo no Maranhão, Brasil. Fiz algumas amizades nessa turma e houve até um 'desayuno' bem agradável com todos eles. Ufa! Uma preocupação a menos.

Chegando ao fim desse post, temos mais duas disciplinas: "Processo Alimentario Nutricio" e "Fisiopatologia Nutrimental". Na primeira me senti um ancião, pois estava no primeiro período e tinha tantos meninos ainda com feição infantil - não que eu seja um homenzarrão, mas vocês me entenderam - já na segunda, me senti assistindo ao ESPN Espanhol, a professora fala muito rápido. Contudo, a matéria é ótima e nada que um pouco de concentração e foco não resolvam.

Os primeiros dias dessa semana foram bem complicados devido a inflamação na garganta, o congestionamento nasal e tudo mais. Mas depois de alguns comprimidos e um bom repouso já pude me sentir melhor para passar a limpo minhas anotações.

Uma pequena amostra do que tenho acumulado até agora.

Inicialmente estava tentando passar por papel as explicações no idioma local, mas não deu muito certo. Então, preferi fazer assim: Anotar tudo em português e ao chegar em casa transcrever para espanhol. Uma maneira eficaz tanto pro aproveitamento em classe como para o aprendizado do idioma.

4 comentários:

  1. Achei ótima esta ideia do blog Clóvis x) é uma experiência muito enriquecedora e de muitoooo aprendizado mesmo. Além do que, passar para gente esta experiência é muito bacana. Se cuida e tô ansiosa p ver o final da história do Miguel hahaha Beijos (Larissa- prima de Mari)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora pra responder Lari, aprendi agora rsrs. Realmente é uma experiência maravilhosa! A continuação do Misterioso Caso de Miguel está no ar. Você me animou bastante, que bom que gostou.

      Excluir
  2. sem problemas Clóvis x) aproveita bastante ai!! e estou acompanhando sempre que posso o seu blog ;) Sucesso :)

    ResponderExcluir
  3. Sua passagens são ótimas "...a professora era o cão.." muaahaahaahaahaa. (Y)
    Clóvis, eu não me imagino fazendo anotações em outro idioma. Acho que o cérebro daria um bug. Porque eu não sabia se ouvia o comentário, se anotava...a tradução em si! rsrsrsr. Muito boa ideia a sua, ao menos já faz uma revisão do conteúdo!!

    Abração! ^^

    ResponderExcluir